eSocial - MUDANÇAS NA PLATAFORMA BENEFICIAM EMPRESAS E ADIAM ENTRADA DO SIMPLES NACIONAL

Novas mudanças no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foram divulgadas em junho/2019, com a finalidade de melhorar e simplificar o funcionamento da plataforma. Entre as alterações anunciadas está a prorrogação, por mais seis meses, para o início da obrigatoriedade de envio de eventos periódicos para as empresas constantes no Grupo 3 – entre as quais estão as optantes pelo Simples Nacional.

A publicação do novo calendário do eSocial entrou em vigor após o início da vigência da nova composição do Comitê Gestor do eSocial, instituída pela Portaria do Ministério da Fazenda nº 300, de 13 de junho de 2019.

Com a vigência da nova Portaria, as mudanças que ocorrerão visam simplificar a apresentação das informações por parte das empresas para o eSocial.

Alterações

As mudanças na plataforma compreendem:

  • Dos 38 eventos obrigatórios no eSocial para as empresas, ao menos 10 serão permanentemente eliminados e muitos dos quase dois mil campos exigidos também serão excluídos.
  • No evento de admissão, muitos campos antes facultativos, mas que geram dúvida no preenchimento, serão eliminados, como os grupos de CNH, CTPS, RIC, RG, NIS e RNE.
  • No cadastro empresarial e de estabelecimentos serão excluídas as informações de razão social, indicativos de cumprimento de cotas de aprendizagem e PCD, indicativo de ser empresa de trabalho temporário, modalidade de registro de ponto, entre outros.
  • Em acréscimo à eliminação de campos, serão retiradas muitas regras de validação, para facilitar a prestação da informação.


O cronograma de implantação do Sistema passará a ter novas datas:

https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2019/06/tabela-eSocial.jpg

Tais mudanças visam fortalecer o envio das informações pelas empresas, eliminando redundanças, simplificando a obrigação acessória e desburocratizando o envio das informações necessárias que deverão ser apresentada para o governo.

Compartilhe este post
WhatsApp

  Tags

  esocial   esocial simples nacional   simples nacional