Dados do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil são familiares. Elas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho no país. (fonte: revista exame). Uma empresa familiar, por si só, já carrega consigo algumas vantagens bem importantes quando falamos no desenvolvimento empresarial.
O número de empresas familiares que assumem a posição de liderança de mercado vem crescendo nos últimos anos. O principal motivo para isso é mudança do modelo de gestão, que permite contornar conflitos internos, criar processos mais dinâmicos e introduzir novas tecnologias com o objetivo de expandir os negócios.
Tais mudanças trazem mais solidez e transparência às decisões estratégicas, que passam a serem submetidas aos membros que estão conduzindo os negócios. Para dar certo o modelo de gestão, os membros da família devem ocupar cargos específicos dentro de cada área da empresa familiar. (Por exemplo, os membros - fundador e herdeiros podem constituir um conselho diretor, composto por administrador e diretores estatutários, para comandarem a empresa).
A profissionalização da gestão empresarial se tornará importante a medida que os membros tenham entre si, confiança, alinhamento de propósito e visão, empatia, cuidado e respeito.
Na medida que os processos e procedimentos passam a serem melhores estruturados (governança Corporativa), a chance de sucesso da empresa será enorme no mercado, basta olhar para negócios familiares que começaram do Zero e hoje são referências no mercado brasileiro e internacional.
Mas, antes da profissionalização da empresa, algumas questões iniciais precisarão estar bem alinhadas entre todos os membros. Para isso, listamos abaixo 5 DICAS essenciais para a prosperidade financeira empresarial, são elas:
DICA 1: Definir o papel de cada membro da família na empresa;
DICA 2: Saber respeitar as diferenças de relação no momento do trabalho com momento em família;
DICA 3: Planejar, planeja e planejar sempre cada passo, revisando com frequência o plano de negócios da empresa;
DICA 4: Não misturar as contas de casa com as contas da empresa (confusão patrimonial);
DICA 5: Ter uma assessoria contábil para ajudar na proteção do patrimônio.
Já deu para perceber que para ter sucesso na empresa familiar, serão necessário despender um pouco de energia e aplicar algumas das dicas fundamentais acima. E em algum momento você irá precisar de ajuda de uma assessoria contábil. Para isso, conte com a FCT Brasil Contabilidade Consultiva, que possui profissionais especializados que poderão ajudá-lo no desenvolvimento do seu negócio, alinhando e melhorando os processos e colocando sua empresa no caminho da prosperidade!
FCT Brasil Contabilidade Consultiva
Telefone (16) 3234-2088