O Intraempreendedorismo é algo que vem sendo cada vez mais praticado pelas empresas, trata-se de um processo para acelerar as inovações dentro das organizações, por meio do uso melhor dos seus talentos empreendedores.
As empresas estão constantemente em busca de inovação e de um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva. Com um olhar atento para dentro do negócio, muitas delas encontram, entre seus colaboradores, a vontade e competência para tanto. Esse é o perfil dos intraempreendedores, colaboradores que buscam, criam e implementam ideias, possuem a capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades.
O intraempreendedorismo influencia diretamente na satisfação do colaborador, auxiliando ainda na retenção de talentos, otimizando recursos e a manutenção do capital intelectual.
Para fomentar o intraempreendedorismo nas empresas, gestores devem estar atentos aos colaboradores que se destacam pela vontade de inovar e de fazer parte de algo maior. E para ajudar os gestores, destacamos abaixo algumas das características que são encontradas nesse perfil valioso para uma organização.
Outras característica desse profissional é que eles são persistentes, pacientes, resilientes e diplomáticos. Mas lembre-se que não adianta ter um colaborador com o perfil acima, se a empresa possui uma cultura fechada. As empresas precisam investir no desenvolvimento do intraempreendorismo, ou seja, é preciso investir na criação de um ambiente favorável, dando liberdade para que possam inovar, aprimorar e melhorar os processos, procedimentos, produtos e serviços na empresa. Lembre-se isso deve ser prioridade na CULTURA da empresa.
Cada organização deve encontrar o melhor caminho para estimular o intraempreendedorismo, estabelecendo pequenas práticas que façam com que as pessoas sintam-se parte das conquistas coletivas e que incentivem o comportamento intraempreendedor.