Infelizmente por equívocos errados e distorcidos muitos órgãos dizem que um MEI não precisa de Contador, infelizmente essa falsa afirmação faz com que, esses microempreendedores sofram para conseguir medir, acompanhar e traçar todas as estratégias necessárias para alavancar o crescimento do seu negócio.
Hoje um microempreendedor consegue abrir sua empresa diretamente no portal https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor, basta acessar o site em ir na opção “Quero ser MEI”, até essa parte o novo MEI não precisa de um contador, pois ele próprio conseguirá por meio do preenchimento das informações pessoais e da empresa a ser criada, gerar a abertura do seu Negócio.
Ocorre que, após a abertura da empresa, começa a surgir muitas dúvidas no caminho desses novos microempreendedores, diversas questões técnicas e burocráticas surgem para esses novos MEI’s.
Certo dia, uma pessoa interessada em abrir uma empresa, procurou nosso escritório para esclarecer algumas dúvidas, a primeira delas era como funciona para abrir um MEI e quais obrigações e acompanhamentos essa pessoa deverá ter em seu novo Negócio. A partir dessa primeira questão, explicamos para a pessoa que:
O interessado simplesmente me fez a seguinte indagação: “Idelso, fui no SEBRAE, e eles me explicaram que MEI não precisa de CONTADOR, é verdade essa afirmação? ”
Nessa hora que bate aquele filme em nossa cabeça, poxa SEBRAE uma organização prestigiada, que deveria auxiliar o novo empreendedor e tirar dúvidas faz essa afirmação! E olha que muitos consultores do SEBRAE sabem que não é bem assim na prática.
Eu respondi a ele, dizendo que essa afirmação é MENTIRA! PRECISA SIM!.
Apesar da facilidade de “abrir” esse tipo de empresa, toda empresa precisa de um especialista para funcionar direito, e sabe por que?
1) Como você fará para cadastrar sua empresa para emissão de nota fiscal de serviços?
2) Como você fará para cadastrar sua empresa para emissão de nota fiscal de mercadorias?
3) Se você optar por se aposentar por tempo de contribuição, como você vai elaborar a guia da GPS adicional? (Pois o INSS pago no MEI, só te dará o direito a APOSENTAR POR IDADE, mas os outros direitos estão inclusos após 12 meses de contribuição)
4) Como você irá elaborar seu livro caixa (relatório) mensal que entra despesas, custos e receitas?
5) Como você fará para registrar e fechar mensalmente a folha de pagamento do seu funcionário (MEI somente pode ter apenas 1 funcionário registrado) e entregar do eSocial para governo?
Se falar na consultoria empresarial e consultiva vinculada ao fluxo de caixa e gestão e controle do estoque de mercadorias.
E olha que não para por aí...
Por fim, destacamos que para nós, todo novo Microempreendedor precisa cuidar do crescimento e sustentação do seu novo negócio, querer fazer as rotinas de contabilidade e folha de pagamento, só trará perda de foco e tempo na sua empresa.
Recomendamos sempre que esse novo Microempreendedor cuide da gestão e acompanhe juntamente com o contador de sua confiança, os indicadores e resultados que sua empresa está apresentando mensalmente. Com isso a chance de sucesso se tornará muito relevante para aquele MEI.
E você tem uma ideia para montar um novo negócio e não sabe por onde começar? Aprenda a montar PLANO DE NEGÓCIO, com nosso E-book exclusivo (https://fctbrasil.com/abrir-empresa), e se ainda pintar aquela dúvida, entre em contato conosco - fct@fctbrasil.com e (16) 3234-2088.
Conheça nossos planos para o MEI, aqui na FCT Brasil, o MEI Econômico paga sem surpresas e sem adicional o valor de R$ 52,99 mensalmente (https://fctbrasil.com/#nossos-planos).
Compartilhe este post