Maria tem o sonho de abrir seu pet shop. Empolgada, ela ao fechar os olhos para dormir todas as noites, sempre imagina o local de sua loja cheia de clientes circulando entre prateleiras repletas de produtos variados, dispostos a comprar e fazer o seu negócio crescer.
Ela sabe que não é fácil administrar uma empresa, os passos devem ser firmes e muito bem planejados, antes de viver essa realidade, ela precisará fazer o planejamento e estudar bastante.
Muito esforçada e dedicada, ela decidiu que o momento seria agora, enquanto trabalhava em uma pequena fábrica de rações para animais, Maria após o expediente decidiu regaçar as mangas e correr atrás de seu sonho.
Atuando na pequena fábrica, a sua rotina diária é o de atender os consumidores e ao mesmo tempo separar os produtos para entrega aos clientes, Maria já tinha experiência no atendimento e na separação dos produtos vendidos, isso ajudará ela e muito em sua futura loja Pet.
Todos os dias da semana, Maria estudava sobre quais seriam as etapas essenciais e fundamentais a serem feitas inicialmente para abrir seu Pet Shop.
Um ano antes, Maria estava estudando à noite, cursava o segundo semestre de medicina veterinária, a qual não conseguiu dar andamento, vez que, não tinha como manter as mensalidades em dia, então resolveu trancar a matrícula. Mesmo com toda a situação financeira delicada, não podendo pagar a tão sonhada faculdade de medicina veterinária, ela nunca desistiu, pois ama os animais, adora trabalhar com eles.
Estudando diariamente, Maria percebeu que existem etapas iniciais que ela deve fazer antes de abrir sua pequena loja Pet, conversando com sua mãe e seu pai, viu que precisaria antes de mais nada, estabelecer um PLANO DE NEGÓCIOS, para sua nova empresa.
Ela não nunca tinha feito um plano de negócios na sua vida, e não sabia por onde começar, então seu Pai muito experiente e já de idade, sugeriu a filha buscar orientação junto a um Contador.
Maria aceitou a sugestão de seu pai, e foi em busca de encontrar um contador (a) que pudesse ajuda-la na realização de seu sonho.
Após uma busca na internet de escritório contábeis próximos a sua residência, ela se deparou que tinha um bem próximo, ligou e solicitou uma agenda com o contador.
Em seu contato inicial, Maria explicou toda a situação para o contador (João), o mesmo muito educado disse a ela que aguardaria na sexta-feira as 14hs em seu escritório. Nesse dia e horário, ele estará explicando todos os passos fundamentais para abertura do seu Pet Shop. Maria não via a hora de chegar o dia, para tirar todas as dúvidas.
Chegado o dia, Maria chegou no escritório as 13h45 (15 minutos antes) do combinado, o Contador já estava na sua sala, e ao receber a ligação de sua recepcionista, dizendo que Maria já tinha chegado, pediu que direcionasse ela para a sala de reunião.
Na sequência, João entrou também na sala, e ambos se conheceram e começaram a reunião.
Maria tinha muitas perguntas e dúvidas, contou sobre o amor aos animais, o sonho e desejo de abrir seu Pet Shop, disse que tinha começado a faculdade e por questões financeiras teve que trancar a matrícula, comentou também que trabalhava em uma pequena fábrica de rações para animais. João muito atento e atencioso, esperou Maria concluir todas as suas colocações e somente depois começaria a explicar quais são os passos necessários para ter um Pet Shop de Sucesso.
Bom Maria, vejo que você é muito decidida e vai em busca de realizar o seu sonho, disse o Contador. Vejo também que já possui experiência em uma parte do ramo que envolve um Pet Shop, e isso é muito importante.
Para começar, para montar qualquer empresa, seja ela Pet Shop ou até mesmo uma sorveteria, é de suma importância MONTAR um PLANO DE NEGÓCIOS, sem isso as chances de essa nova empresa prosperar serão pequenas, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) as empresas que não possuem planejamentos adequados e fundamentais para seu Negócio, fecham as portas em até 5 anos após sua abertura.
Por isso, desde o início estabelecer um bom Plano de Negócios, será fundamental para o sucesso da sua loja. Maria ficou feliz em ouvir isso do contador, pois com base em seus estudos, tinha chegado à conclusão que, antes de abrir sua empresa, ela tem que montar o Plano de Negócios.
Maria então, pediu ao João para explicar como Montar um Plano de Negócios, ele respondendo – Claro:
O plano de negócios é uma das ferramentas mais importantes para se alcançar o sucesso da uma empresa. É o primeiro passo para quem quer empreender, é documento por meio do qual você irá planejar seu negócio, tudo começa pelo Sumário Executivo, não tem como você pular essa etapa. Trata-se de um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e incertezas.
No plano as Informações são a matéria-prima de qualquer negócio, portanto, recomendo que pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informações podem ser obtidas na internet, em jornais, revistas, associações, feiras, cursos ou junto a outros empresários do ramo.
O bom Plano de Negócios, deve conter:
- Plano de negócios detalhado do seu Pet Shop;
- Análise das estratégias –SWOT;
- Avaliação permanente do plano;
- A importância das pesquisas de mercado;
- Parceiros que contribuirão para o sucesso da sua empresa.
Vamos pegar o seu sonho, abertura da loja Pet Shop, alguns fatores serão essenciais e deverão ser respondidos antes de inaugurar sua loja. Vejamos:
- O investimento mínimo;
- Número de funcionários; (terá no início ou somente depois)
- Local adequado para a exposição dos produtos;
- Quais produtos serão vendidos;
- Realidade econômica do consumidor-alvo (cliente);
- Localização da loja;
- Quantos produtos você irá vender;
- Qual estimativa de vendas ($) no mês;
- Carga tributária e custos operacionais.
Aconselho você, descrever seu plano de negócios em um ou vários Papeis à Lápis e Borracha, lembre-se que o Plano de Negócios deve ser encarado como Instrumento Rígido, portanto é preciso acompanha-lo periodicamente, e o uso do “Lápis” com a “Borracha”, ajudarão você nas rotas a serem ajustadas.
“O plano de negócio permite você errar no papel e não no mercado”
Para ajudar você em como elaborar seu Plano de Negócios Maria, estou lhe entregando nosso ebook de “Como Montar PLANO DE NEGÓCIOS”, ele também estará disponível para ser baixado GRATUITAMENTE em nosso site (https://fctbrasil.com/abrir-empresa). Lembre-se, quaisquer dúvidas em sua trajetória, conte com nosso escritório.
O segundo passo, você deverá estabelecer seu PLANEJAMENTO FINANCEIRO, ele será de fundamental importância para prosperidade de sua Loja Pet.
É nessa hora que você tem que planejar os recursos e onde ele será aplicado. Por isso, recomendo a você Maria colocar no papel ou até mesmo no computador, tudo o que você já tem de investimento, seja próprio ou de terceiros, e analise como ele será utilizado. Assim, você vai conhecer a realidade da atual situação econômica da empresa e estabelecer metas para o futuro. O planejamento das finanças começa mesmo antes de abrir a empresa, pois a movimentação financeira já iniciou.
No seu plano de Negócios, enumere as principais dificuldades financeiras que podem vir a ser enfrentadas pelo seu negócio, como uma alta nos preços dos fornecedores ou uma queda na procura por serviços de banho e tosa, por exemplo. Pense em um cenário futuro mais conservador para que você tenha menos risco de surpresas desagradáveis.
Após essa segunda etapa, chegamos no momento de abrir sua empresa, isso não se preocupe Maria, pois aqui em nosso escritório você estará em excelentes MÃOS.
Nessa etapa, você de fato começa a formalizar o seu Negócio junto ao Governo, as etapas para criação de uma empresa são:
- Elaboração do Contrato Social e Registro na Junta Comercial;
- Consulta Comercial do nome escolhido da empresa na Junta Comercial e demais órgãos (SP por exemplo: será a Jucesp);
- CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal;
- Alvarás e Licenças do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entre outros;
- Registro no Conselho e Responsabilidade Técnica (CRMV – Resolução 1069/2014 e Portaria 301/1996 – MAPA).
Você já percebeu quantas variáveis você tem que saber para montar um pet shop?
Bom após essas etapas iniciais, a partir de agora você deverá buscar definir bem seu PÚBLICO ALVO?
Na hora de definir o Público Alvo para sua Loja Maria, como experiência que temos aqui em nosso escritório, percebemos que muitos lojistas cometem os mesmos erros. O primeiro deles é escolher produtos com base no gosto pessoal, ou ainda, naquilo que o lojista acha que vai vender.
É preciso entender quem são seus clientes e quem é o seu público-alvo antes de montar um mix de produtos. A escolha de todos os itens deve ser baseada nas demandas e nos interesses desses consumidores e não nos do lojista.
Uma boa forma de conseguir essas informações, além de conversar com seus clientes, é realizar pesquisas. Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Forms, por exemplo, e enviar aos seus clientes. Para estimular a participação, ofereça descontos ou mesmo alguns pequenos mimos. Você consegue as informações que precisa e seus clientes ainda são agraciados pelos mimos oferecidos. Acredite, muitas pessoas se engajam na hora de responder as pesquisas.
Após a etapa do Público Alvo, a partir de agora, o MIX de produtos para seu Pet Shop será fundamental, nesse momento você precisa saber montar os produtos que serão comercializados em sua loja Pet.
A sua loja Pet atenderá todos os tipos de animais? Maria respondeu que sim, mas que no início focará em vender produtos para Cães e Gatos.
Entendi disse João, então para sua loja pet você deverá contar com um mix de produtos bem segmentado para diferentes tipos de clientes. Isso fará com que a sua loja atraia mais consumidores e tenha mais abrangência no mercado.
O segredo do sucesso é encontrar um mix de produtos para seu Pet Shop que atenda aos diferentes perfis de clientes da sua loja e que tenha uma boa demanda no mercado. Para fazer a seleção desses produtos não existe uma receita pronta. No entanto, algumas dicas podem ajudar!
Para evitar produtos parados no estoque e clientes insatisfeitos porque não encontraram o que buscavam, é preciso agir de forma estratégica. Documentação das vendas, pesquisa de mercado e coleta de dados são essenciais para montar um mix de produtos para Pet Shop atrativo.
Conhecer o perfil do seu Pet Shop será fundamental para o sucesso de sua loja, os produtos que você oferece no seu Pet Shop precisam estar alinhados com a sua marca e com o estilo da sua loja. Hoje existem diferentes perfis de Pet Shops para diferentes públicos. Lojas focadas somente em cães, ou especializados em gatos, lojas que oferecem de tudo um pouco, enfim, existem diferentes perfis de Pet Shops hoje no mercado.
Para encontrar os itens ideais para o seu mix de produtos, é preciso que você trace um perfil do seu Pet Shop e avalie quais são os tipos de produtos que mais se encaixam com a sua marca.
Você também poderá incrementar o seu Mix de Produtos, com serviços adicionais, tais como:
- Serviços estéticos e de bem-estar animal;
- Serviços médicos veterinários;
- Hospedagem;
- Creche;
- Adestramento.
Até aqui ficou alguma dúvida Maria? Não, está muito claro.
Passado essa etapa de elaboração do Mix de Produtos, eu te pergunto:
Maria, você consegue imaginar sua sonhada Loja Pet sem investimento em Marketing?
Não consigo, respondeu Maria.
Então essa etapa também deverá constar em seu Plano de Negócios, e desenvolvida a partir do momento definido por você. O Marketing (“MKT”) seja ele Tradicional ou até mesmo Digital são essenciais para trazer novos clientes para seu Negócio.
Geralmente um pet shop de bairro atenderá os clientes da sua própria vizinhança, por isso o MKT Tradicional nesse momento funcionará muito bem, procure também utilizar algumas ferramentas tradicionais, de alcance específico, como a distribuição de panfletos pela vizinhança. Outra estratégia pode ser justamente convidar os potenciais clientes – as pessoas que estão pelas ruas com seus bichinhos – para uma inauguração da loja.
Já no MKT Digital, contar a história do seu negócio, mostrar sua loja, e todos os detalhes quando bem pensados e estruturados, irão incrementar os resultados da sua empresa. Descubra as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes, e exponha sua empresa também nestes espaços. Isso vai aumentar a presença de seu pet shop, podendo tanto lembrar aqueles que já são clientes de voltar quanto angariar novos consumidores para sua empresa.
Muito interessante, você poderia me dizer João, qual é o lucro de um pequeno Pet Shop?
Segundo o Instituto Pet Brasil, que mantém dados atualizados do setor, o faturamento médio de um pet shop considerado como “loja de vizinhança” fica em torno dos R$ 60 mil a R$ 100 mil por mês.
Este dado é uma estimativa, mas considerando seus custos mensais e a possibilidade de faturamento, você poderá avaliar com mais precisão o retorno possível do negócio. É claro que com a implantação efetiva você colherá mais dados e poderá aumentar a confiabilidade na previsão dos dados do seu próprio negócio.
Muito claro, entendi tudo explicado até agora João, e como fica a questão dos impostos que deverão ser pagos pela minha loja Pet?
Maria, recomendo inicialmente abrirmos sua loja como MEI, nesse regime fiscal você pagará mensalmente um ÚNICO imposto no valor R$ 72,00, aqui em nosso escritório efetuamos o acompanhamento periódico e fechamento mensal para saber como está o teto máximo anual desse regime fiscal. O MEI atualmente nesse ano de 2023, possui teto máximo de R$ 81.000,00 por ano (sem a inclusão de 20% de gordura previsto em Lei), caso sua pequena loja venha a ultrapassar esse limite antes de encerrado o ano atual, nosso escritório fará a migração do regime fiscal para ME (Microempresa), tudo dentro da Lei.
No novo regime fiscal, como ME, sua pequena loja, começará pagando 4% sobre a venda de mercadorias e 6% sobre os serviços prestados mensalmente para o Governo Federal, lembrando que as alíquotas são variáveis, de acordo com o faturamento mensal acumulado.
Lembrando que, tanto o MEI, como a ME, ambos estão no regime do Simples Nacional, isso facilita muito nos custos tributários para sua loja, vez que, você pagará mensalmente uma ÚNICA guia em ambos regimes fiscais.
Cumpre destacar, caso sua loja venha a ter funcionários, serão acrescidos os impostos sobre a folha de pagamento, INSS, FGTS e IRRF (esse último se houver), além do DAS-Simples (Guia Única).
Agora que você já sabe como MONTAR seu PET SHOP, quero convidá-la Maria a contar com os serviços de contabilidade consultiva de nosso escritório, somos um escritório com mais de 22 anos, aprendemos que a Ética, o Respeito, o Profissionalismo e a Rapidez são fundamentais para oferecer os melhores serviços de Contabilidade Consultiva com atendimento Humanizado. Com soluções personalizadas para sua Pequena Empresa, nossa expertise resulta em economia de até 50% em Contabilidade.
Nossos serviços abrangem:
- Contabilidade Consultiva
- Financeiro
- Tributário
- Folha de Pagamento
- Assessoria Empresarial
- Suporte Jurídico
- Bancos de Dados Seguros
Vamos crescer juntos! ?
Compartilhe este post